Reprodução

Lula explica a função da Celac: apoiar Cuba

23.01.23 14:33

Na Casa Rosada, nesta segunda, 23, o presidente Lula defendeu a realização da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), como uma maneira de apoiar a ilha comunista de Cuba.

“Com relação à Cuba, eu acho que a criação da Celac foi uma inspiração extraordinária, porque é a primeira reunião entre países que a gente faz na América Latina, sem a participação de outros países, sobretudo dos Estados Unidos e do Canadá. É só a América Latina de verdade. E eu acho que é um espaço extraordinário para que a gente possa discutir, aprender e a ensinar, para que os outros possam aproveitar as coisas boas que nós fazemos e resolver conflitos. É possível, e é o único fórum internacional em que Cuba participa. E eu tenho orgulho de ter participado da construção desse fórum. E tenho muito orgulho de os cubanos participarem“, disse Lula.

E eu espero que, logo logo, Cuba possa voltar a um processo de normalidade, que se acabe o bloqueio à Cuba que já dura mais de sessenta anos, sem nenhuma necessidade. Porque os cubanos não querem copiar o modelo do Brasil, eles não querem copiar o modelo americano. Eles querem fazer o modelo deles. E quem tem algo a ver com isso?“, perguntou o presidente. “Portanto, o Brasil, sobretudo o Brasil, e os países que compõem a Celac têm que tratar Venezuela e Cuba com muito carinho. E naquilo que a gente puder ajudá-los a resolver os seus problemas, nós vamos ajudar. Estou convencido de que a Celac será uma coisa muito importante para a América Latina.”

As falas de Lula foram muito criticadas por organizações de defesa dos direitos humanos na Argentina. “As declarações do presidente Lula ratificam que a Celac foi criada para apoiar o autoritarismo na região. Com isso, Lula discrimina e exclui o povo cubano, que não pode participar da política ou eleger os seus representantes, como fazem os brasileiros“, diz Gabriel Salvia, diretor-geral da organização Cadal, em Buenos Aires. “Quem nega a outros povos os direitos que existem em seu próprio país demonstra falta de solidariedade internacional e de compromisso com a democracia.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Lula tem como projeto político ser o líder do hemisfério sul. Seus discursos não tem novidades. São os mesmos de sempre, com relação à venezuela e Cuba. Há simpatia ideológica por ambos, embora negue sempre. Prova de que não há convicção democrática.

  2. Lula e a sua bandeira do atraso, até quando teremos que aturar um presidente que representa somente a metade do Brasil a outra metade quer desenvolvimento com países que são bons exemplos políticos e de desenvolvimento social sem demagogia!

  3. O Lula está spenas de olho no roubo fácil que ele faz, tirando $ do Brasil e enviando à Cuba e Colombia, com 20% de comissão depositados em suas contas em paraísos fiscais...

  4. É extraordinário como Lula se refere ao que é iniciativa dele. Extraordinário é entregar milhões para Cuba e Venezuela,;levar calote dos dois e ainda voltar a repetir o erro. A fala desse homem é trágica, um ignorante e sem escrúpulo nenhum. RM menis de 1 mês de governo já demonstrou que não mudou em nada e vamos entrar numa crise aguda, essa sim EXTRAORDINARIA !!

  5. Sugiro que procurem no Google a definição psiquiátrica de “narcisismo”: constatarão que TODAS as possíveis características dessa síndrome nosso atual presidente tem. TODAS, sem exceção. Não sei se há cura.

  6. Sou da opinião que o regime cubano vive do "embargo", e que é um erro mantê-lo. O regime moribundo de Cuba acabaria em pouco tempo se fosse levantado o "embargo". O possível impulso que se obteria na economia cuidaria da liberalização política e o retorno da verdadeira democracia na ilha.

  7. Votei no Lula pra nos livrarmos do Bolsonaro. Agora, quem vai nos livrar do Lula, do PT e dessas barbaridades?

  8. Se os brasileiros forem qualificados pelas declarações seus dois últimos Presidentes vão dizer que somos uns "Aloprados"

  9. Agora vai. BNDES criado para apoiar o desenvolvimento Brasil, vá emprestar rs 3,5 bi para a Argentina. Há anos esses País não paga ninguém. Não tem crédito. Os bilhões não recebidos de Cuba, Venezuela, Bolívia, países africanos não servem como exemplo? O calote anunciado.

  10. Apoiar os governos de Cuba e da Venezuela é um tiro no pé. Espero que Lula não destrua seu governo antes mesmo dele começar. Deixe esses ditadores de lado e cuide dos imenso problemas que temos no Brasil.

  11. Pra surpresa de ninguém o a$$altante do erário retoma a gangue de parasita$ (com certeza com o$ devido$ retorno$ oculto$) às custas do sangue, suor e lágrimas dos BRASILEIROS sem sanitarismo básico, sem educação, sem alimentos, sem teto e sem segurança pública, direitos advindos legalmente dos seus impostos.

  12. Lula cínico. Bandido. Não no Brasil o que fazem Cuba e Venezuela porque as instituições democráticas não permitem. Mas é o desejo dele e de seu partido de bandidos.

  13. O descondenado esquece algo inquestionável Cuba vem sendo destruída há 63 anos e morreu com a queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética que lhe cortou a mesada ... é exatamente isto que sua quadrilha quer impor ao povo brasileiro ... somos ignorantes mas também idiotas? Mas é o que logo poderemos ter.

Mais notícias
Assine agora
TOPO